Testes de Capacitação Técnica

O Clube Orion de Tiro dispõe a seus clientes e associados a realização dos Exames de Capacidade Técnica para o manuseio de arma de fogo (teórico e prático). Os testes fazem parte da documentação exigida para Emissão de Certificado de Registro (CR) – Exército ou obtenção de Registro de Arma de Fogo – Polícia Federal. Segundo rege o artigo 4º, Item III da Lei 10.826. Para agendar o seu teste ou obter mais informações, entre em contato com a nossa Secretaria Social, através do telefone (41) 3334-5107. Instrutores Credenciados pela Polícia Federal vinculados ao Clube Orion:

• Instrutor José Guido Scotti, credenciado pela Polícia Federal, conforme a Portaria 0147/2012 GAB/SR/DPF/PR
  • Instrutora Fabíola Scotti, credenciada pela Polícia Federal, conforme a Portaria 162/2013 GAB/SR/DPF/PR
  • Instrutor Johnanderson Stefani Batista, credenciado pela Polícia Federal, conforme a Portaria 167/2013 GAB/SR/DPF/PR

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE OS TESTES DE CAPACITAÇÃO

1) Quantas questões compõe a prova teórica?

Composta por 20 (vinte) questões objetivas, englobando os seguintes temas: a) Normas de segurança: 6 questões; b) Nomenclatura e funcionamento de peças: 6 questões; c) Conduta em Estande de Tiro: 3 questões e d) Legislação vigente sobre armas de fogo no Brasil: 5 questões.

2) Qual o mínimo de acertos?

Será considerado aprovado o candidato que acertar o mínimo de 60% (sessenta por cento) das questões.

3) Como é a prova prática?

As provas de capacitação teórica diferem em número de disparos e distâncias de acordo com o tipo de arma a ser registrada ou requerida para porte. Confira na Cartilha de Armamento e Tiro (http://www.clubeorion.com.br/wp-content/uploads/2013/02/cartilha2014_site.pdf), disponível para download os detalhes sobre os testes.

4) A munição utilizada no teste prático pode ser recarregada?

Não. As munições devem ser novas e originais de fábrica. É proibido o uso de munição recarregada nos testes.

5) Além do resultado em alvo, que outros requisitos podem reprovar o candidato?

Caso o avaliando venha a infringir as normas de segurança e/ou conduta no estande de tiro, a critério do Instrutor avaliador, dada a gravidade do fato, o candidato poderá ser reprovado no exame.

6) Qual a condição de pronto do aluno para a realização do teste?

O avaliando iniciará a prova na posição de retenção. As armas que contenham travas de segurança deverão ficar travadas até que seja dado o comando de início da prova pelo Instrutor do DPF ou credenciado.