Instrutores

O Clube Orion, além de referência como um dos melhores locais para a prática do tiro no Brasil, orgulha-se em contribuir para a formação de novos atiradores. Para isso, contamos com a assessoria especializada de Instrutores credenciados, que ministram cursos e demais atividades didáticas.

Guilherme Scotti

Bacharel em Marketing pela UTP, Guilherme Scotti, 32 anos, encontrou no esporte do Tiro sua verdadeira paixão, aliás desde muito cedo, aos 6 anos de idade. A vocação tornou-se profissão, e hoje ele é considerado um dos mais competentes instrutores de Tiro do país, tendo contribuído para a formação de vários atletas e campeões nacionais de IPSC. Instrutor Máster do Clube Orion, é Instrutor de Tiro desde 2002.

Filosofia de ensino no tiro:

“Promover e divulgar o Tiro como Esporte, como em estilo de vida, mostrar a todos interessados que além de uma prática sadia desenvolve a mente, concentração, respeito e disciplina. E lembrar, segurança sempre em primeiro lugar”.

• Diretor e Instrutor Máster de Tiro do Clube Orion
  • Instrutor Black Badge Pistol Instructor Course IPSC, pela Confederação Brasileira de Tiro Prático – CBTP
  • International Iroa Range Officer Level l e II
  • Coach de IPSC

Principais Títulos:

• Campeão Brasileiro Divisão Open – Classe B (Open 2011)
  • 10º lugar no ranking Nacional de IPSC (Open 2011)
  • 5º lugar no ranking Paranaense de IPSC – (Open 2010)
  • 5º lugar no ranking Catarinense de IPSC (Open 2011)
  • 2º lugar no ranking Catarinense de IPSC (Open 2010)
  • 5º lugar no ranking Catarinense de IPSC (Open 2009) e
  • 2º lugar Open Division – C Class – Regional Classification Listing – IPSC.ORG (2013).

• Curso Básico de Manuseio – Revólver e Pistola
  • Curso Básico de Tiro com Armas Longas
  • Curso Intermediário de Tiro com Pistola
  • IPSC Black Badge
  • Coaching de IPSC
  • Projetos Especiais InCompany

José Guido Scotti

O empresário José Guido Scotti, 61 anos, foi fundador do Orion e ocupa atualmente o cargo de Conselheiro Deliberativo do Clube.  Sua história com o Tiro começou no ano de 1990, quando começou a atirar com arma longa em diversas modalidades do tiro esportivo. Nestes quase 20 anos como atirador, acumulou, em campeonatos e torneios estaduais, nacionais e internacionais, algo em torno de 100 títulos, nas modalidades Trap, Skeet, Compak Sporting e Percurso de Caça. É também Diretor do Clube Paranaense de Tiro, cargo que ocupa há 15 anos. Instrutor Máster do Clube Orion, é Instrutor de Tiro desde 2002. Atualmente, é o responsável pela aplicação dos testes de capacitação técnica (teórico e prático), exigidos para a emissão de registro de armas de fogo.

Filosofia de ensino no tiro:

“O tiro levado a sério é um esporte seguro, no qual o atleta exercita a parte emocional, física e mental, podendo ser praticado dos 8 aos 80 anos. E por este motivo nunca é cedo para iniciar e nunca é tarde para parar”.

• Conselheiro Deliberativo e Instrutor Máster de Tiro do Clube Orion
  • Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal, conforme Portaria nº 0147/12

Principais Títulos:

• 2º lugar na Copa Brasil de Percurso de Caça (2007)
  • 3º lugar no Brasileiro de Skeet (2005)
  • 3º lugar no Paranaense de Percurso de Caça (2005)
  • Vice-campeão por Equipe no Brasileiro de Compak Sporting (2003)
  • 2º lugar no Brasileiro de Percurso de Caça (1996)
  • 1º lugar no Paranaense de Percurso de Caça (1996) e
  • 1º lugar no Sul-Americano de Percurso de Caça (1995).

• Testes de Capacitação Técnica
  • Curso Básico de Manuseio de Calibre 12

Bia Scotti

Fabiola Scotti

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC/PR, Fabiola é a atual Presidente do Clube Orion de Tiro (biênio 2014-2015). Sua paixão pelo tiro vem de família, e hoje em dia o que era hobbie tornou-se profissão. Foi a primeira mulher do sul do País a conquistar o credenciamento de Instrutora de Armamento e Tiro da Polícia Federal (2013), e é uma das atletas paranaenses mais premiadas no tiro prático.

Filosofia de ensino no tiro:

“O tiro é um Esporte. E como tal deve ser respeitado em toda a sua filosofia, regras e preceitos. A prática do tiro exige, além de disciplina muito controle e respeito. É um esporte para todos, sem distinção”.

• Presidente e Instrutora Auxiliar de Tiro do Clube Orion
  • Instrutora de Armamento e Tiro credenciada pela Polícia Federal, conforme Portaria nº 162/2013

Principais Títulos:

• Campeã das II e III Etapas do Camp. Brasileiro de IPSC (2014)
  • Tricampeã Paranaense (Damas 380 Light – 2010, 2011 e 2012)
  •  16º lugar no ranking Brasileiro (380 Light -2010)
  •  Vice-campeã no ranking Brasileiro (Classe B 380 Light – 2010)
  •  Vice-campeã no ranking Brasileiro (Damas 380 Light -2010)
  •  15º lugar no ranking Brasileiro (380 Light -2011)
  •  Campeã no ranking Brasileiro (Damas 380 Light -2011)
  •  3º lugar – Etapa Nordeste de IPSC (Damas 380 Light – 2011)
  •  Campeã Brasileira – XXIII Campeonato Brasileiro de IPSC (Damas 380 Light – 2010)
  •  Vice-Campeã – XX Conesul de IPSC (Damas 380 Light – 2010) e
  •  Vice-Campeã – XIV Nacional Standard de IPSC (Damas 380 Light – 2010).

• Curso Básico de Manuseio – Revólver e Pistola
  • Testes de Capacitação Técnica
  • Staff em todos os cursos oferecidos pelo Orion

Jonas Stefani Batista

Bacharel em Direito pela UTP e Instrutor do Clube Orion de Tiro, Jonas Stefani, 34 anos, é também administrador de empresas. Veio trazer sua experiência como professor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná ao cursos que ministra no Orion. Atualmente é investigador de Polícia lotado no COPE (Centro de Operações Policiais Especiais), na Subdivisão de Operações. É professor de disciplina de Operações Policiais, ministrando aulas para Delegados, Escrivães e Investigadores de Polícia, no curso de formação.

• Curso Básico de Tiro – Manuseio de Revólver e Pistola
  • Curso Básico de Tiro com Armas Longas
  • Curso Intermediário de Tiro com Pistola
  • Projetos Especiais InCompany