Origem do Nome

A origem do nome Orion

Orion, Oríon, Órion ou Orionte, o caçador Orion, é uma constelação do equador celeste. É uma constelação reconhecida em todo o mundo, por incluir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios. Já na Mitologia Grega representa o herói Orion (pronuncia-se Órion), grande caçador e amado por Artemis. Apolo, irmão de Artemis, por não aprovar o romance entre os dois envia um escorpião para matá-lo. Apolo, então, desafia a pontaria de Artemis, outra grande caçadora, que atinge em cheio seu amado que fugia do escorpião. Percebendo o engano que havia cometido, Artemis, em meio às lágrimas, pediu para Zeus colocar Orion e o Escorpião entre as estrelas.

Na Mitologia nórdica, a constelação é denominada “Frigga Distaff”, ou “Fuso de Frigga”. Como a constelação está no equador celestial, vários intérpretes sugerem que as estrelas que giram no céu da noite podem ter sido associadas com a roda girando da deusa Frigga.

Referências:

Wikipedia

The Astronomical Almanac. Washington: U.S. Gov Printing Office, 2007. ISBN 0-11-887337-7 Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas Celeste. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981. p. 37